domingo, 3 de maio de 2020

Renda Variável

Renda variável

      Renda variável é um tipo de investimento que existe no mercado de capitais. Já falamos sobre a Renda Fixa, então por outro lado existem produtos de renda variável. Esses ativos recebem a denominação devido à rentabilidade que não é pré definida.
     As ações negociadas em bolsas de valores e podem distribuir os lucros ao seus acionistas, que os mesmos são aprovados por seus acionistas, por este motivo que seduz muitos investidores que gosta do famoso mote de juros compostos.

     A maioria dos ativos considerados de Renda Variável são negociados em Bolsa de Valores. Segue alguns exemplos:

  • Ações
  • Fundos Imobiliários
  • ETF
  • Opções
  • Commodities
  • Moedas (Dolar, Euro, Libras)
  • Metais preciosos
Existem outros tipos de ativos, mas iremos falar destes que são os mais negociados no mercado financeiro.

Os maiores atrativos da renda variável, esta relacionado aos ganhos, que podem ser acima da média da Renda Fixa. Então escolher um bom ativo pode render excelentes ganhos com a valorização do ativo, como também os ganhos com dividendos.

Toda esta atratividade traz consigo o risco, pois existem vários fatores internos e externo que podem interferir e impactar na economia. As garantias não são relevantes, uma empresa pode falir e perdemos o investimento realizado.
Ouro, moedas e as commodities, o risco está relacionado ao interesse do mercado.

Então se temos inúmeros riscos, porque investir em Renda Variável?  Para conseguir uma rentabilidade acima da média, você precisa ter ativos que possa de dar retornos maiores.
O risco deve ser calculado e bem planejado e estudado, uma boa empresa com situação saudável será perene por longos anos até que seus fundamentos seja perdido, então uma boa empresa, mesmo após uma crise irá continuar ser atrativa, o que importa é a saúde financeira desta empresa.

Investidor Buy and Holder