sexta-feira, 19 de abril de 2019
Duras lições grande aprendizado
Quando jovem não tive uma educação financeira baseada em investimentos diversificados, bolsa de valores, fundos de investimentos, renda fixa dentre outras.Mas aprendi a duras penas o endividamento e falta de dinheiro por gastar além do que eu ganhava. Jovens não escuta muito os pais, mas seu eu escutasse talvez eu estaria investindo somente na caderneta de poupança, talvez em imóveis e compra de carros usados para revenda.
Todo aprendizado é importante, e temos que entender e aprender com eles para não repetirmos o mesmo erro, ser cuidadoso não é ser covarde, mas ser prudente com o dinheiro.
O meu aprendizado foi como uma engenharia reversa, que vi os juros comerem todo meu salário + minhas horas extras, trabalhadas com muito suor.
Na época tinha um pouco guardado na caderneta de poupança e vi tudo virar pó em pouco tempo. Naquela época o rendimento era bem melhor que nos dias de hoje, mas nada competia com os valores do cheque especial e também do cartão de crédito.
A grande virada, eu me organizei e negociei com o banco as dividas dos cartões, do cheque especial e de um financiamento de imóvel.
Coloquei tudo em uma planilha de Excel e vi que precisaria de um valor além do meu alcance naquele momento. Verifiquei se conseguiria um novo empréstimo com juros mais baixos, nada animador.
Tomei coragem e pedi meu pai o dinheiro emprestado e pagaria 1% ao mês para ele. Depois do famoso sermão ele me pediu meus cartões de crédito, me deixando somente com o cartão do banco e emprestou o dinheiro.
Ele foi comigo até o banco que era dentro da empresa que trabalhávamos e quitou minha dívida. Levei 3 anos para pagar de volta.
Meu pai um grande homem que tenho muito orgulho, ele sempre foi fora da curva e tem uma enorme sabedoria. Ele estudou somente até o segundo grau técnico em mecânica, mas se tivesse oportunidade ele tinha prosperado além do que alcançou em sua vida.
Ele me chamou falando que não tinha mais nenhuma dívida com ele e me devolveu todo o dinheiro que eu tinha pago a ele com os juros da poupança da época.
Ele me disse esta vendo como é fácil gastar, mas é difícil pagar sem ter um bom planejamento? Eu somente balancei afirmativa a cabeça.
Então veja como a dívida aumenta, mas agora veja o quanto você pagou de volta e tome este dinheiro para você.
Foi uma lição muito importante sem muitas palavras que o mesmo dinheiro que pode multiplicar para a dívida pode multiplicar para o rendimento passivo.
Mesmo sendo uma caderneta de poupança dos bons tempo, ele me ensinou que:
1) Planejar todos os gastos em nossa vida (Planejamento Estratégico);
2) Controle financeiro (O que a gente não consegue medir, não conseguimos controlar);
3) Reserva de Emergência;
4) Juros compostos;
Todos este aprendizado estava implícito dentro das poucas palavras e no ensinamento que me proporcionou a refletir e discernir deste acontecimento.
São com dura lições que aprendemos. A moral da história é sempre somos responsáveis por tudo que acontece conosco, o único responsável somos nós mesmo.
Investidor Buy and Holder
Assinar:
Comentários (Atom)