Sempre ouvimos o que iremos fazer quando estivermos aposentado, não conseguiremos nem comprar os remédios que precisamos, como faremos para sobreviver? Devemos contratar uma previdência privada? Devemos guardar dinheiro na poupança? ou o que fazer?
O que é Previdência Privada?
A Previdência privada é uma aposentadoria, que não é ligada ao sistema INSS (Instituto Nacional do Seguro Nacional). Ela serve para complementar a Previdência Pública. O setor da previdência privada é toda fiscalizada pelo SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão do governo federal.
Qual a diferença da Previdência Privada com a Previdência Social?
Nos planos da previdência privada é possível escolher o valor da contribuição e sua periodicidade. Uma pessoa pode contribuir com R$100,00 por mês por exemplo. Mas é claro que o valor que receberá quando começar a fazer uso dessa previdência será proporcional ao que contribuiu.
Além que o valor investido pode ser resgatado pela pessoa se ela desistir do plano.
No momento da escolha do plano é importante estar atendo à forma da cobrança de impostos. Independente do plano, existe duas opções da forma da tributação. Uma delas é tabela regressiva, que favorece o regaste do dinheiro de uma só vez e a outra forma é da tabela de imposto progressiva, mais vantajosa para aquelas pessoas que querem receber a quantia investida em parcelas mensais e não resgatar o dinheiro todo numa só parcela.
Toda forma de poupar o dinheiro é importante para que tenhamos um futuro menos dependente de programas públicos.
Um forte abraço,
Investidor Ninja